Glúten: será prejudicial na saúde?

Atualmente, há uma crença enraizada de que a presença do glúten na alimentação diária poderá ser prejudicial à saúde. Mas será que é verdade?

Glúten: Conceito

O glúten é um conjunto de 2 proteínas: a gliadina e a glutenina, que se encontram no endosperma de cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia, podendo-se encontrar também em outros alimentos devido à contaminação cruzada. 

Até o momento, apenas se conhecem duas condições nas quais a ingestão de alimentos com glúten poderá prejudicar a saúde:

  • Doença Celíaca
  • Intolerância não celíaca ao glúten

Glúten e o Impacto na Saúde

A doença celíaca é uma doença autoimune, que atinge cerca de 1 a 3% da população geral, e que se desenvolve em indivíduos com predisposição genética a partir da ingestão de alimentos com glúten. O contacto direto com esta proteína desencadeia uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na mucosa que se traduzem numa diminuição da capacidade de absorção de nutrientes e no surgimento de sintomas gastrointestinais, tais como a diarréia, obstipação, vómitos, náuseas, etc.

Na intolerância não celíaca ao glúten a sintomatologia apresentada é muito semelhante à desenvolvida nos indivíduos com doença celíaca, contudo, não existe uma resposta imunológica. 

Portanto, somente nos casos apresentados é que o glúten efetivamente é prejudicial à saúde, sendo que se senão se apresentar os sintomas nem os respetivos diagnósticos mencionados, o consumo de glúten não irá provocar, de forma geral, malefícios a quem o ingere.

ZESTY e o glúten 

Contudo, a ZESTY tem como missão produzir alimentos sem glúten de forma a poder ser incluída numa gama abrangente de regimes alimentares e, assim, poderes deliciar-te com os melhores chocolates quer tenhas ou não intolerância/sensibilidade para o glúten!

Referências bibliográficas:

  1. Associação Portuguesa de Celíacos. Dieta Isenta de glúten. Disponível em https://www.celiacos.org.pt/o-que-e/

  2. Nutrimento. Doença Celíaca e Dietas sem glúten. Disponível em https://nutrimento.pt/noticias/doenca-celiaca-e-dietas-sem-gluten/

  3. Nutrimento. Dia Internacional da Doença Celíaca. Disponível emhttps://nutrimento.pt/noticias/dia-internacional-da-doenca-celiaca/