Dieta Plant Based: O que significa?

Há cada vez mais pessoas interessadas em seguir um regime alimentar plant based tanto por benefícios na saúde, como no ambiente.

Mas qual é a diferença entre ter uma dieta vegetariana e uma plant based?
Para começar é necessário desmistificar o conceito de dieta

Dieta: Definição

Dieta, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é o mesmo que alimentação ou padrão alimentar. Representa os alimentos e bebidas que se ingerem diariamente, e, portanto, os hábitos alimentares de um ou mais indivíduos. A denotação de “dieta” não pressupõe que se tenha de estar em défice calórico, com o objetivo de emagrecer, sendo que “alimentação” ou “regime alimentar” são sinónimos deste termo. 

Dieta vegetariana: Conceito

Portanto, dieta vegetariana ou alimentação vegetariana é uma dieta na qual se exclui o consumo de carne e pescado.

Dentro da alimentação vegetariana também existem outros conceitos, nomeadamente como:

  • Dieta ovolactovegetariana: não contém carne e pescado, mas apresenta ovos e laticínios.
  • Dieta lactovegetariana: não contém carne, pescado e ovos, mas apresenta laticínios.
  • Dieta ovovegetariana: não contém carne, pescado e laticínios, mas apresenta ovos.
  • Dieta vegetariana estrita: não inclui qualquer alimento de origem animal.

Dieta vegetariana vs Dieta Vegana

Além disso, o conceito de veganismo não se trata de uma mera escolha alimentar, mas sim de uma forma de estar na vida, em que exclui também a presença de produtos animais no vestuário, acessórios, cosmética, etc. 

Assim, apesar de tanto a dieta vegana como a dieta vegetariana estrita terem a exclusão de qualquer alimento de origem animal, são conceitos distintos, uma vez que a alimentação vegetariana estrita pode incluir produtos animais no vestuário, acessórios, cosmética, etc.

Dieta Plant Based: Conceito

Além disso, há indivíduos que se identificam com os conceitos de semivegetarianos ou “flexiterianos”, uma vez que consomem pontualmente carne e/ou pescado, não são considerados padrões vegetarianos.

E, por fim, uma dieta plant based privilegia um maior consumo de hortícolas (hortaliças e legumes), fruta, cereais integrais, frutos e sementes oleaginosas, que não exclui necessariamente produtos de origem animal, incluindo carne, pescado, ovos e laticínios.

E é por isso, que os produtos ZESTY são de origem vegetal, para poderem ser incluídos numa ampla gama de regimes alimentares, quer sejas vegetariano, vegan, plant based ou não.