Como descodificar rótulos?

No panorama atual marcado pela agitação diária, fazer escolhas alimentares conscientes pode se transformar em um desafio.
Como tal, surgiu a necessidade de uma ferramenta para auxiliar na leitura de rótulos: O Descodificador de Rótulos.

O que é o Descodificador de Rótulos?

O Descodificador de Rótulos é um guia de literacia alimentar desenvolvida pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), integrado na Direção-Geral da Saúde, com o intuito de auxiliar o consumidor a escolher os alimentos nutricionalmente mais interessantes.


Como usar o Descodificador de Rótulos (ou semáforo nutricional)?

O Descodificador de Rótulos é uma ferramenta que associa, da mesma forma que um sinal de trânsito,  3 cores (verde, amarelo e vermelho) a 4 nutrientes (gordura, gordura saturada, açúcares e sal) no alimento, de acordo com a quantidade de cada nutriente. 

Para usar este guia deve comparar a informação constante no rótulo do alimento ou bebida (por 100g ou 100ml, respetivamente) com a informação disponibilizada no descodificador de rótulos.

Interpretação do Descodificador de Rótulos

Opte por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde. O que significa que tem uma concentração baixa do nutriente, sendo uma opção mais interessante a nível nutricional. Como é o caso dos chocolates ZESTY que, por 100g têm menos de 5g de açúcares adicionares, encontrando-se esse nutriente na categoria verde.

Assim, modere o consumo de alimentos e bebidas com um ou mais nutrientes na categoria amarela e evite aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha.